O MUNDO DA NORMALIZAÇÃO
Este compêndio foi desenvolvido ao longo e mais de duas décadas de atuação na área de gestão e abrange uma grande gama de conhecimentos em diversas áreas que norteiam normalização como um todo. O objetivo do mesmo é demonstrar a evolução das normas, da gestão das empresas, da qualidade como um todo ao redor do mundo e disseminar o conhecimento sobre as várias atividades realizadas nesta que é uma das áreas mais abrangentes do mercado.

PARTE 02 - MESTRES DA QUALIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Existem diversas administradores e colaboradores para o desenvolvimento e evolução da administração e consequentemente da qualidade como um todo. Abordaremos sessenta e quatro nomes desses grandes pensadores e como eles contribuíram para o desenvolvimento da qualidade como um todo no mundo.

PARTE 03 - NORMALIZAÇÃO
A normalização é o ponto chave para o desenvolvimento da qualidade, sem ela a qualidade realmente não existe, pois com ela são padronizadas as técnicas métodos, ferramentas, diretrizes, regras, formas, padrões de referências e tudo o que tem a ver com a qualidade. Hoje existem diversas entidades que colaboram para o desenvolvimento da normalização no mundo. Descreveremos mais de 2.000 dessas entidades divididas por suas áreas de atuação.

PARTE 04 - AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE
Neste capítulo abordaremos mais de 1.000 entidades que executam inspeções, ensaios, verificações de desempenho, qualificação e declaração de fornecedores no Brasil. Além de abordarmos as definições e conceitos da norma ISO 17000 (avaliação de conformidade) e a demanda crescente deste método no mercado globalizado.

PARTE 05 - ORGANISMOS DE ACREDITAÇÃO MUNDIAL E CERTIFICADORAS NO BRASIL
A acreditação de organismos de certificação é realizada para reconhecer a competência técnica dos organismos de avaliação da conformidade que executam certificações de produtos, sistemas de gestão, pessoas, processos ou serviços, para isto, utiliza programas de acreditação estabelecido em normas, cujos requisitos devem ser atendidos plenamente pelos solicitantes. Esta acreditação engloba as modalidades: sistemas de gestão, produtos e pessoas. Neste capítulo abordaremos como se desenvolve essa acreditação, os +77 organismos que desenvolvem essa avaliação no mundo, +26 membros associados, +6 grupos de acreditação regionais e as mais de 80 certificadoras presentes no Brasil.

PARTE 06 - BARREIRAS TÉCNICAS ÀS EXPORTAÇÕES
Nos dias de hoje, as barreiras não-tarifárias, em especial as barreiras técnicas, assumem grande importância como mecanismo de proteção aos mercados. Essas barreiras atingem as exportações dos países em desenvolvimento, camufladas sob a forma de exigências técnicas que os fabricantes desses países, por sua menor capacitação tecnológica, têm maior dificuldade de cumprir. Com o objetivo de aumentar a eficiência da estrutura produtiva, a capacidade de inovação das empresas brasileiras e expandir as exportações, o Governo Federal lançou em 2004 a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). Neste capítulo estaremos conhecendo um pouco mais sobre esse tipo de barreira e como a normalização ajuda nos processos de exportação e no mercado globalizado.

PARTE 07 - SISTEMAS DE GESTÃO, REQUISITOS E SELOS
Os sistemas de gestão, requisitos e selos são os conceitos mais conhecidos no mundo de padrões de qualidade mundial tais como a ISO 9001 e ISO 14001, porém cada tipo de setor de produção e ou serviço tem uma especificação diferente. Abordaremos mais de 450 especificações divididas em mais de 70 áreas de atuação para uma abordagem completa dos requisitos de sistemas e qualidade aplicáveis em todo o mundo.

PARTE 08 - ROTULAGEM AMBIENTAL
A rotulagem ambiental veio para ficar, devido a sua grande aceitação no mercado e grande expansão de alguns selos que já se tornaram quase que obrigatórios para a aceitação da marca do produto no mercado. A demanda está crescente com relação a esse tipo de serviço ou produto, porém somente uma pequena parcela dos +450 rótulos de 199 países e 25 setores da indústria são conhecidos pelos consumidores. Devido a estes motivos reunimos os principais itens para o desenvolvimento de um rótulo ambiental e fornecemos uma lista de dos principais rótulos existentes.

PARTE 09 - QUALIDADE NOS SERVIÇOS
As mudanças e o crescimento experimentado por vários setores têm evidenciado a importância das empresas dedicarem maior atenção à qualidade com que seus serviços são prestados. Destaca-se que esta atenção deve estar presente nos serviços prestados externamente, mas também nos prestados internamente aos próprios funcionários das empresas, porém poucos conhecem e adotam os princípios de qualidade nos serviços. Neste capítulo abordaremos 14 modelos de serviços existentes para uma abordagem de serviço eficiente e eficaz.

PARTE 10 - RESPONSABILIDADE SOCIAL
A questão da responsabilidade social tem sido tema recorrente no mundo dos negócios. Há uma crescente preocupação por parte das empresas em compreender seu conceito e dimensões e incorporá-los à sua realidade. Porém a grande abrangência do tema torna muitas vezes o desenvolvimento e implantação confusos e limitados. Para um esclarecimento da responsabilidade social abordaremos as principais inciativas no mundo, os princípios e diretrizes internacionais e setoriais, os princípios de governança corporativa e as ferramentas de gestão.

PARTE 11 – METROLOGIA
Não temos como falar de qualidade sem falarmos de coleta de dados, de precisão na medição, de informações corretas, de calibração, ajuste e correção. Porém como é desenvolvido da cadeia metrológica? A necessidade do conhecimento deste tema é de grande importância tão qual os conceitos de qualidade abordados no dia a dia, devido aos dois (qualidade e metrologia), andarem juntos diariamente nos nossos dias.

PARTE 12 - ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E DESTRUTIVOS
É de extrema importância a realização de testes para validação dos produtos. Devido a esta criticidade foi escrito essa série de artigos sobre ensaios destrutivos e não destrutivos, ensaios realizados em polímeros e em produtos diversos. Esta parte servirá como referência para a realização dos ensaios e também como fonte de conhecimento para normas específicas em cada ensaio realizado. Estaremos conhecendo no total 1532 ensaios de materiais, polímeros e produtos divididos em 9 artigos.

PARTE 13 – SISTEMAS DE MEDIÇÃO
Sem os sistemas de medição não teríamos como validar todo o trabalho realizado, os mesmos são primordiais para uma correta avaliação dos produtos. Sendo assim estaremos abordando os métodos de medição, parâmetros e características, erros de medição, estimação de incertezas, medição de roscas, rugosidade, GD&T | RPS | GPS e 203 equipamentos de medição para uma ampla visão de todos o processo de medição e sobre os equipamentos existentes no mercado.

PARTE 14 - FERRAMENTAS E MÉTODOS DE GESTÃO
Devido à grande abrangência da qualidade e seus diversos métodos e ferramentas, muitos ainda desconhecidos e outras tão popularizados, abordaremos mais de 400 métodos e ferramentas para a utilização em diversas áreas na gestão da qualidade.

PARTE 15 – PROCESSOS INDUSTRIAIS
Para o desenvolvimento da qualidade corretamente aplicada a produtos e processos é necessário o mínimo de conhecimento nos processos produtivos. Com esse intuito foi inserido esta nova parte do compêndio, visando fornecer uma breve descrição dos tipos de processo existentes. Serão abordados mais de 40 tipos de processos com diversas variações.

PARTE 16 - FRASES MOTIVACIONAIS E SOBRE QUALIDADE
O intuito é fornecer ao leitor frases para reflexão, motivação e melhoria da qualidade pessoal e profissional.